O PODER DA CAMISA BRANCA. DO BRASIL PARA O MUNDO

| segunda-feira, 15 de junho de 2015.
O PODER DA CAMISA BRANCA. DO BRASIL PARA O MUNDO

Em 1984, ao retornar de um evento no Japão sobre processos de qualidade, o empresário Antonio Guerreiro Filho, dono da Fumagalli S/A, empresa paulista do ramo automobilístico, decidiu implantar em sua organização um novo conceito de gestão. O objetivo era criar um instrumento eficaz para a introdução da gestão participativa dentro da organização.

Depois de muito pensar e observar a fábrica, decidiu incentivar um funcionário a trabalhar de camiseta branca. Dessa forma, todas as falhas operacionais seriam refletidas na limpeza do novo uniforme, chamando assim, a atenção do funcionário. Inicialmente, todos se demonstraram incrédulos com a nova proposta, porém, a medida que o tempo foi passando e o funcionário adotando novas posturas profissionais, todos quiseram utilizar a camisa branca e a empresa naturalmente foi mudando sua forma de trabalhar.

Sua filosofia, “o Poder da Camisa Branca”, foi publicada pela editora Futura em 2004, vinte anos depois, e tornou-se um dos modelos de gestão mais utilizados, por mais de 100 empresas em 26 países.

A filosofia do Poder da Camisa Branca consiste em tornar a empresa mais competitiva, através da valorização do capital intelectual, desenvolvendo de forma efetiva a gestão participativa, proporcionando lucros reais à empresa.

Segundo a filosofia, o colaborador que atua com a camisa branca passa a se preocupar com a origem da sujeira deixada na roupa, buscando soluções juntamente com a direção da empresa.
Transformar todos os empregados da empresa em colaboradores comprometidos, participantes e ativos, coloca a empresa em situação privilegiada no mercado, em condições de melhor atender e se adaptar às exigências mercadológicas.

Todos estão atentos aos processos relativos à qualidade do produto, a redução de custos e inovações tecnológicas, participando direta ou indiretamente das decisões que podem alterar o rumo da organização.

Além disso, torna o profissional mais consciente quanto à realização do seu trabalho e mais disciplinado, pessoal e profissionalmente.

A filosofia do Poder da Camisa Branca colocou a empresa de Guerreiro, nos últimos cinco anos, na lista das 100 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO BRASIL, segundo avaliação da revista Exame.

Ivan Durand Junior

Contato
Rua Barão do Rio Branco, nº 735, c 14
Bairro Matinho - Xanxerê/SC
89820-000

(49) 9.8825.0721

[email protected]
horário de atendimento
Segunda à Sexta: 8:30 às 18:00
Sábados e Domingos: sem expediente.
Quem Somos
Os profissionais da VSD Consultoria e Assessoria possuem larga experiência e vivência em suas áreas de atuação, adquiridas ao longo de mais de 10 anos na prestação de serviços a empresas de diversos segmentos do mercado.
Comunicação eficiente
Muitas empresas gastam fortunas para se manter no mercado, mas esquecem que nenhum investimento trará bons resultados se a comunicação com o cliente não for eficiente. A estratégia é uma ferramenta fundamental no processo da comunicação. Uma boa estratégia começa no planejamento. Planejamento não existe sem conhecimento.
VSD - Consultoria e Assessoria © 2015 | Webmail | Marcos Lunardelli.