Programa 5S: depois da guerra a reconstrução

Ivan Durand Jr | terça-feira, 25 de agosto de 2015.
Programa 5S: depois da guerra a reconstrução

O programa, método ou filosofia de administração japonesa chamada 5S, amplamente utilizada como ferramenta em diversos programas de qualidade, tem sua origem na necessidade de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Para entendermos um pouco melhor o 5 S, precisamos conhecer um pouco da história.

Na Europa, na década de 1930, Alemanha e Itália foram as nações percussoras de um regime totalitário, militarista e expansionista que logo chegou à África e Ásia. Na Ásia, o Japão também tinha os mesmos desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos. Este desejo uniu os três países em um acordo com fortes características militares e planos expansionistas. A união dos três países ficou conhecida como Eixo.

A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia e um grupo liderado pela Inglaterra, URSS e França, com o apoio dos Estados Unidos da América, que também possuíam um acordo de políticas de aliança militares, declarou guerra à Alemanha.

A guerra durou de 1939 a agosto de 1945, com a rendição da Alemanha e Itália, mas o Japão não reconheceu a derrota do Eixo e manteve a guerra no Pacifico. Os EUA enviam para o Japão o 509º Grupo Composto das Forças Aéreas do Exército com um artefato atômico a base de urânio que foi lançado sobre as cidade de Hiroshima e Nagasaki.

Ao contrário do que se pensa, o Japão não foi totalmente destruído. Muitas indústrias de ponta, que já existiam antes da guerra, ficaram de pé, o que foi fundamental para a reconstrução japonesa.

Além do aproveitamento das instalações dessas indústrias, que foram aprimoradas, os aspectos culturais, mão de obra altamente qualificada e rigorosos programas de controle de qualidade dos produtos industrializados foram de grande importância para a reconstrução do país.

Um desses programas, conhecido por 5S, se refere a cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Os 5S são baseados na filosofia do Bushidô, um grupo de princípios morais não escritos, que busca promover a produtividade, organização, disciplina no ambiente de trabalho através da consciência e responsabilidade de todos.

O 5S não se limita à arrumação da área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. O 5S é um passo fundamental para elevar a organização a um nível superior de qualidade.

O 5S foi concebido com objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas. Na lista abaixo, podemos observar os diversos aspectos da contribuição do 5S:

  • Melhoria da produtividade;
  • Redução nos custos operacionais;
  • Redução no absenteísmo;
  • Melhor aproveitamento de materiais e equipamentos;
  • Redução nos desperdícios;
  • Uso eficiente do tempo;
  • Conscientização em relação ao meio ambiente e a cidadania;
  • Minimizar as possibilidades de erros;
  • Tornar a comunicação fácil e ágil;
  • Construir um ambiente saudável no aspecto físico e moral;
  • Permitir as pessoas condições de satisfação e orgulho pelo trabalho que realizam.

Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S. No Brasil, para manter os ‘S’ da filosofia japonesa, é utilizada a palavra “senso”:

Seiri – Senso de Descarte – Separar o que é útil do inútil, mantendo somente o necessário e na quantidade correta;

Seiton – Senso de Organização – Cada coisa deve ser armazenada em local apropriado e identificado;

Seiso – Senso de Limpeza – Manter o ambiente limpo, eliminando todos os focos de sujeira;

Seiketsu – Senso de Saúde ou Higiene – Cuidar da saúde física e mental;

Shitsuke – Senso de Disciplina – Muito mais que seguir normas e regras, este conceito diz respeito ao caráter da pessoa, à sua honra, educação e valores morais e éticos.

Na VSD Marketing & Comunicação, trabalhamos com a implantação do 5S nas empresas, utilizando o método das três equipes, com rodízio de líderes.

Desta forma, também são trabalhados aspectos fundamentais como: iniciativa, liderança, planejamento, cooperação e comunicação.

Ivan Durand Junior

Contato
Rua Barão do Rio Branco, nº 735, c 14
Bairro Matinho - Xanxerê/SC
89820-000

(49) 3433-4596

[email protected] [email protected]
horário de atendimento
Segunda à Sexta: 8:30 às 18:00
Sábados e Domingos: sem expediente.
Quem Somos
Os profissionais da VSD Consultoria e Assessoria possuem larga experiência e vivência em suas áreas de atuação, adquiridas ao longo de mais de 10 anos na prestação de serviços a empresas de diversos segmentos do mercado.
Comunicação eficiente
Muitas empresas gastam fortunas para se manter no mercado, mas esquecem que nenhum investimento trará bons resultados se a comunicação com o cliente não for eficiente. A estratégia é uma ferramenta fundamental no processo da comunicação. Uma boa estratégia começa no planejamento. Planejamento não existe sem conhecimento.
VSD - Consultoria e Assessoria © 2015 | Webmail | Codebrand.