Muita gente acha que atender de forma educada é satisfazer o cliente, mas isso ainda está longe de ser uma realidade. O cliente não busca mais aquela empresa que faz o melhor produto, ele busca a empresa que junto com seu produto ou serviço entregue algo mais: satisfação.
Satisfazer o cliente é dar a ele mais do que ele veio buscar, não só atender suas expectativas, mas superá-las.
A satisfação do cliente passa por várias etapas até chegar ao resultado esperado, tanto para a empresa quanto para o próprio cliente.
Investir em treinamentos para a qualidade no atendimento à clientes é um investimento que trará grande retorno às empresas. As estatísticas comprovam que o mau atendimento ao cliente gera perdas anuais de mais de U$ 300 bi às empresas.
O primeiro passo para a conquista de qualquer cliente é saber ouvir. Escute, pergunte, tire dúvidas, gaste tempo, mostre o quanto ele é importante. Cada cliente merece ser tratado como único.
Também é necessário o conhecimento do vendedor sobre o produto ou serviço. Se no momento da venda surgirem dúvidas por parte do vendedor, o cliente poderá se sentir inseguro e se arrepender depois, ou até mesmo não concluir a venda.
Outra questão importante no relacionamento com o cliente é a transparência e a honestidade. Insistir em vender um produto que não satisfaz o cliente, que não atende suas especificações ou não cumprir aquilo que prometeu, pode comprometer o relacionamento do cliente com a empresa e até mesmo gerar um processo judicial.
O pós-vendas é fundamental para manter o relacionamento com o cliente. Muitas empresas investem em tempo para saber se o produto vendido está funcionando perfeitamente, se o cliente está satisfeito. Isso também faz com que a empresa esteja sempre na mente do cliente.
Mas é óbvio que um atendente cordial e bem educado, um vendedor com boa apresentação pessoal, é um bom começo no relacionamento com o cliente, mas é só o começo.
Ivan Durand Junior