Os professores da Escola Especial Helena Adams Kellers e os colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae de Xanxerê tiveram nesta quinta-feira (15) uma atividade que os fez sair da rotina e trouxe emoção a todos os presentes: uma homenagem realizada pelos alunos.
A homenagem teve início com um texto lido pela diretora da Escola, Denise Berrido, parabenizando os professores e ressaltando as qualidades necessárias para ser um bom educador.
Em seguida os alunos cantaram uma música que fala da amizade sincera, que emocionou a todos os presentes.
A diretora da Escola, Denise Berrido, destacou importância do trabalho dos professores na educação especial. “Os professores tem um trabalho diferenciado aqui na Escola, porque nem todos os nossos alunos tem a oportunidade de frequentar uma escola regular. Ainda existe muito preconceito e muita falta de estrutura. Para alguns, nossos professores serão os únicos que esses alunos terão e eles precisam muito mais que a capacidade técnica do professor, precisam da sua dedicação, sua paciência e perseverança. Nossa equipe, professores, técnicos e todos os colaboradores que atuam direta ou indiretamente na educação dos alunos, estão de parabéns. Não só neste dia, mas por todos os dias.”
Ana Maria Modesti, presidente da Apae, ressaltou que a capacitação do professor especial vem do dia a dia. “Quero parabenizar a nossa equipe de professores pelo seu dia e dizer a eles que as grandes conquistas só são possíveis quando se tem união e dedicação. E nós estamos alcançando muitas conquistas. Essa dedicação é que faz a diferença, porque passar num concurso é a parte mais fácil, mas o professor especial só se torna capacitado para lidar com as mais diversas situações com a vivência, com a experiência do dia a dia, e para isso, tem que deixar vir do coração.”
Ainda durante as comemorações, o pai de um aluno também homenageou os professores, agradecendo pela evolução e desenvolvimento de sua filha, mas pediu aos profissionais que fizessem um momento de reflexão, pois num momento em que as relações humanas estão deterioradas, apesar das redes sociais, o papel do professor deve se destacar para aprimorar e melhorar essas relações.
(Ass. Com./VSD Marketing & Comunicação)